Nossa História

Em 1897, ano da fundação da capital, Balbina já estava em Belo Horizonte.

Em 1897, ano da fundação de Belo Horizonte, Balbina Camila e Francisco José de Araújo, seu esposo, já estavam na capital. Sra. Balbina foi uma mulher de visão inovadora para a época, empreendedora e com um sentimento de ajuda humanitária muito grande, renunciando a seu patrimônio, em 09 de agosto de 1926, registrou em testamento a criação da Fundação Balbina Camila de Araújo (FBCA).

 

Não estamos aqui para exaltar apenas a mulher, mas um ideal que ainda hoje transforma muitas vidas. Com um forte legado autossustentável, ela despertou, a então capital mineira a mensagem de empatia e atenção ao outro. Ação que representa o ensinamento de Cristo, da doação, da dedicação e da ética, mas não apenas da ética cristã, mas também a que se refere a vida em sociedade.

 

Em 1910, o casal adquiriu um sobrado no coração de Belo Horizonte, com várias benfeitorias. Pelas lojas deste imóvel passaram empreendimentos, como a “Casa Oscar Marques”, magazine de roupas masculinas finas, sob a administração do comerciante que lhe dá nome.

 

A loja chegou a ser citada pelo escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) como ponto de referência da nova, porém ainda provinciana capital mineira, na crônica “Da Velha Cidade”:

 

“Em uma velha cidade… Senti-me outra vez na Belo Horizonte de 1915, 1920, idades mitológicas, de que não há memória entre os homens e as mulheres de hoje… O mundo era pequeno e limitava-se ao norte pelo Café Estrela, na rua da Bahia, e a leste pela Casa Oscar Marques, na Avenida Afonso Pena“. Carlos Drummond Andrade

 

Balbina e Francisco integravam um grupo de empreendedores na capital que ainda era um “mundo pequeno”, como descreve Drummond. Ainda hoje, por meio de edital anual, a FBCA patrocina projetos selecionados de entidades belo horizontinas como creches, abrigos, entre outras. Tudo isso com rendimentos provenientes dos aluguéis de suas salas comerciais.

Valor financeiro gerando valor social

Por meio de edital anual, a Fundação Balbina patrocina projetos selecionados de entidades belo-horizontinas como creches, abrigos, entre outras.

Por meio de edital anual, a Fundação Balbina patrocina projetos selecionados de entidades belo-horizontinas como creches, abrigos, entre outras.

Compare Listings

Title Price Purpose Condition Build Date
Skip to content