O que é distribuição testamentária?

23 de abril de 2019

Muito provavelmente você já deve ter ouvido de alguém ou lido algum texto onde o termo distribuição testamentária tenha aparecido. Mas, afinal o que é? Qual a finalidade desta prática?

Com a ajuda do setor social, a Fundação Balbina Camila Araújo responde:

A distribuição testamentária da Fundação Balbina consiste no financiamento de projetos apresentados pelas entidades sem fins econômicos e que considerando a relevância das ações de assistência social no fortalecimento, desenvolvimento e capacitação das comunidades envolvidas.

Por ser uma Fundação as ações da Balbina são orientadas pelo testamento da sra. Balbina Camila de Araújo. Uma das ações realizadas anualmente é a celebração da missa em intenção do seu esposo ( em janeiro) e para a sua mãe (fevereiro). Outro importante ponto do testamento é o apoio financeiro e institucional a obras sociais de Belo Horizonte, que se torna possível através dos alugueis dos imóveis gerenciados pela Fundação.

Como acontece o processo da distribuição testamentária?

No início de cada ano uma Comissão especial é formada por técnicos e voluntários dos Conselhos Diretor, Curador e Fiscal da Fundação Balbina que elabora e revisa o edital da chamada dos projetos sociais que serão apadrinhados. Geralmente o período dos trabalhos acontece entre fevereiro e abril.

A Comissão de Seleção é constituída considerando a neutralidade e expertise dos membros, que avaliam os projetos em seu conjunto, considerando os itens do edital anual.

Em 2018, foram inscritas 89 entidades das áreas de assistência, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Abrigo, Casa de Apoio, Esporte, Educação, Profissionalizante, Sócio Educativa e Cultural.

Após avaliação técnica e com classificação definida pela comissão foram contempladas 25 (vinte e cinco) entidades/projetos considerando o valor testamentário do superávit de 2017 e a relevância das ações propostas.